Ao contrário dos pernilongos e percevejos, a picada de um escorpião pode ser fatal e é mais comum do que se pensa. Só no Brasil são mais de 150 mil casos por ano. E a grande maioria dos acidentes com escorpião ocorrem dentro de casa.
Os escorpiões são animais noturnos e gostam de se esconder da luz, abrigando-se debaixo de pedras, entulhos, calçados, encanamentos, entre outros. A picada dele não ocasiona nenhuma doença, mas pode causar vários sintomas.
Quais os sintomas da picada de escorpião?
- Dor, inflamação, vermelhidão e inchaço no local da picada;
- Enjoo e vômitos;
- Palidez;
- Dor de cabeça;
- Falta de ar e dificuldades para engolir;
- Pressão baixa ou alta;
- Suor;
- Espasmos musculares;
- Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
- Sonolência ou agitação;
OBS.: Fique de olho nos batimentos cardíacos da vítima, em casos raros, a picada de um escorpião pode ocasionar arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte.
Você saberia prestar os primeiros socorros em caso de picada de escorpião?
- Passo 1: lave o local da picada com água e sabão;
- Passo 2: mantenha o local da picada voltado para cima, assim, você evita que o veneno se espalhe para outras regiões do corpo;
- Passo 3: Aplique compressas mornas no local afetado;
- Passo 4: beba bastante água
- Passo 5: ir ao médico o mais rápido possível
OBS.: Não corte, fure ou aperte o local da picada.
Você saberia identificar o tipo de escorpião que lhe picou?
Só no Brasil existem 30 espécies de escorpião, os mais comuns e perigosos são:
Escorpião amarelo: É o escorpião mais perigoso que temos em território brasileiro, podendo ser encontrado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Ele mede cerca de 7cm de comprimento e apresenta coloração amarelo-claro, com manchas mais escuras no dorso e na cauda. É necessário ter muito cuidado com este escorpião, pois sua picada pode levar uma pessoa ao óbito.
Escorpião Marrom: Encontrado em regiões úmidas, ele tem coloração marrom-escuro ou marrom-avermelhado, com patas amarelas e manchadas. Essa espécie, no Brasil, é responsável pelo maior número de casos de acidentes com escorpião em área rural.
Escorpião Nordeste: Espécie encontrada na região Nordeste do Brasil. Mede 7cm e tem coloração amarelada (para confundir com o solo arenoso das regiões áridas em que habita), uma linha escura no centro, e um pequeno triângulo mais escuro em sua cabeça.
Escorpião preto da Amazônia: Como o próprio nome já diz, ele é encontrado na região da Amazônia. Mede entre 8 a 10cm e possui uma coloração escura, quase negra. E apesar de possuir pouco veneno, é muito tóxico.
Como se prevenir e evitar acidentes com escorpião?
- Use luvas de couro para mexer em entulhos e materiais de construção;
- Evite acumular lixo em sua residência;
- Mantenha terrenos baldios limpos, lembre-se, é muito importante;
- Antes de calçar um sapato, olhe atentamente para ver se não há nenhum bicho dentro;
- Mantenha sempre limpos os comedouros e bebedouros de animais.