Atendimento Médico Pré-Hospitalar Bastidores Medilar

Chama a ambulância – Nos bastidores do atendimento médico pré-hospitalar

Pense em uma situação corriqueira do dia a dia: você está dirigindo pelas ruas de sua cidade, quando de repente, depara-se com uma ambulância em meio ao trânsito. O primeiro pensamento que virá à sua cabeça, provavelmente, será a respeito da importância desse tipo de unidade de atendimento móvel para o salvamento de vidas. E, diga-se de passagem, está correto, elas são absolutamente essenciais.

Mas, dificilmente, paramos para pensar em todos os passos e procedimentos que fazem com que um simples veículo automotor se transforme em uma ambulância, com todas as suas especificidades, equipamentos e adequações à legislação.

Diferenciais das ambulâncias  SOS Unimed

A Medilar possui hoje uma frota com mais de 90 veículos, que servem Unimeds de vários pontos do País. Além de seguir regiamente à portaria reguladora 2.048/2002, todas as ambulâncias possuem teto alto e ligação direta com a cabine, o que traz um grande impacto positivo para a operação dos times. Afinal, com esses diferenciais, além da comunicação entre toda a equipe se tornar mais fluída e rápida, o deslocamento e a realização de manobras médicas dentro do veículo se tornam muito mais fáceis.

Todas as ambulâncias do SOS Unimed também possuem um rastreador, que dá total suporte e facilita a comunicação com o call center médico da Medilar, especialmente quando é preciso acionar as equipes. Além disso, esse aparelho fornece uma série de informações de telemetria, que são utilizadas como balizadores para realização de manutenção preventiva, abastecimento, além de diversas outras análises operacionais.

Mais de 400 itens fundamentais para o salvamento de vidas

Além de serem tripuladas por equipes médicas especializadas em Atendimento Pré-Hospitalar – e que passam constantemente por treinamentos e reciclagens – as ambulâncias da Medilar, utilizadas pelo SOS Unimed, são dotadas de mais de 400 itens essenciais para o salvamento de vidas. Além de medicamentos, os mais diversos suprimentos e equipamentos médicos são sempre abastecidos nesses veículos.

  • Respirador artificial
  • Material de imobilização
  • Incubadora neonatal
  • Oxímetro de pulso
  • Cardioversor – Monitor cardíaco
  • Marca-passo provisório
  • Eletrocardiograma
  • Monitor de glicose sanguínea
  • Bomba de infusão de líquidos e muito mais

Modelo padrão do SOS Unimed

Após uma análise comparativa, o modelo van da Mercedes-Benz foi escolhido e é atualmente, o padrão das ambulâncias do SOS Unimed. A opção deve-se principalmente pela altíssima qualidade que a marca alemã imprime na produção de seus veículos e pela maior gama de assistências técnicas em todo o Brasil.

Como uma van Mercedes-Benz se transforma em uma ambulância do SOS Unimed?

A Medilar efetua a compra da van Mercedes-Benz em uma concessionária da marca alemã (geralmente, com antecedência de 6 meses da data de entrega oficial).

 

A van é transportada (via plataforma) até o fornecedor Medilar que providencia a transformação do veículo comum em uma ambulância, adicionando mobiliário, sinalização luminosa e sonora.

 

É feita a instalação de ar-condicionado, que garante que a climatização seja perfeita e uniforme em todo o veículo.

 

A van é transportada (via plataforma) para a Unimed de destino, e em seguida é aplicada a plotagem SOS Unimed.

 

Após a plotagem, são feitos os testes finais: eficiência, parte elétrica e itens são novamente checados.

 

A ambulância é levada ao DETRAN regional (pertinente à cidade/Estado em que a Unimed está localizada) para a regularização da documentação.

 

Após esses passos, a ambulância do SOS Unimed está pronta para entrar em operação.

 

A Medilar realiza entrega oficial da ambulância do SOS Unimed para a Unimed contratante.

Como é feita a manutenção das ambulâncias?

Após a entrega da ambulância na Singular Unimed, o Supervisor de Frotas local da Medilar, realiza o check-list inicial, confirmando que o veículo está 100% apto para o uso cotidiano. A partir de então, os check-lists são diários, e têm por fim acompanhar os mais diversos itens, possibilitando assim manutenção preventiva e monitoramento constante.

A Medilar disponibiliza em cada uma de suas bases operacionais, um colaborador dedicado a compilar os dados e informações relacionados à sua frota de ambulâncias. Isso possibilita a identificação de manutenções a serem realizadas, evitando assim eventuais quebras e danos mecânicos graves. Essa ação garante mais segurança operacional para todos os nossos times, além de reduzir gastos com manutenção. Tudo para que os atendimentos sejam feitos sempre com a mais alta qualidade e rapidez.

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: