Atendimento Médico Pré-Hospitalar

Tudo o que você precisa saber sobre o SOS Unimed

Tranquilidade em momentos imprevisíveis? Existe! E se chama SOS Unimed.

O atendimento médico pré-hospitalar (SOS Unimed) oferecido no catálogo de produtos da Unimed do Brasil e operacionalizado pela Medilar, pode ser acionado em casos de urgências e emergências médicas.

Mas, você deve estar se perguntando: Qual a diferença entre urgência e emergência médica? 

Emergências são situações clínicas de mal súbito grave, envolvendo RISCO DE MORTE IMINENTE, isto é, o paciente precisa de atendimento imediato.

Já as urgências são ocorrências de agravo à saúde que necessitem de rápida assistência médica, SEM RISCO DE MORTE iminente, ou seja, o paciente pode receber atendimento em um curto prazo de tempo.

Para você entender melhor essa diferença, elaboramos um quadro com exemplos dos de situações de emergências e urgências médicas. Vamos conferir?

Com o atendimento do SOS Unimed, os beneficiários da Unimed passam a contar com o apoio de equipes médicas superpreparadas e sempre amparadas pelas melhores UTIs móveis do Brasil.

Transporte Simples Vs. Transporte Monitorado

O SOS Unimed, além de oferecer aos beneficiários da Unimed o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência médica, coloca à disposição dos pacientes um serviço diferenciado de Transporte Simples e Monitorado.

Estes serviços* são disponibilizados em casos de:
• Alta Hospitalar (pacientes em atenção domiciliar)
• Pacientes em estado crítico
• Pacientes que precisam ser transportados de um hospital para outro para realização de exames específicos.
• Pacientes que precisam ser transferidos de hospital
• Indicação médica
*Verificar cobertura contratual com a sua Unimed

O transporte simples é feito por uma ambulância básica, na qual operam um condutor socorrista e um enfermeiro ou técnico de enfermagem. Já o transporte monitorado, além desses profissionais citados, é caracterizado pelo uso de uma UTI móvel tripulada por um médico.

As UTIs móveis

O SOS UNIMED, operacionalizado pela Medilar, trabalha com dois tipos de ambulâncias: Unidade de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA).

A ambulância tipo B é destinada a realizar transporte pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido e inter-hospitalar (entre hospitais). É tripulado por um socorrista e um enfermeiro/técnico de enfermagem.

Já as ambulâncias do tipo D são UTIs móveis de suporte avançado. Esses veículos são capazes de transportar um paciente em estado grave (risco de vida iminente), além de realizar transporte inter-hospitalar. Devem ser tripuladas por socorrista, enfermeiro e médico.

As ambulâncias da Medilar são equipadas com mais de 400 itens essenciais para o salvamento

A Medilar possui hoje uma frota composta com mais de 100 ambulâncias, que atendem Unimeds de vários lugares do País. Além de seguir regiamente à portaria reguladora 2.048/2002, todas as UTIs móveis possuem diferenciais, como:

☑ Teto alto;
☑ Ligação direta com a cabine, o que traz um grande impacto positivo para a operação dos times;
☑Rastreador, que dá total suporte e facilita a comunicação com o call center médico da Medilar. Além disso, esse aparelho fornece uma série de informações de telemetria, que são utilizadas como balizadores para realização de manutenção preventiva, abastecimento, além de diversas outras análises operacionais.

Sempre alerta

Disponíveis 24 horas por dia, os times do SOS Unimed são compostos por médicos, equipe de enfermagem e socorristas. Esses profissionais prestam os primeiros atendimentos diretamente no local da ocorrência, chegando ao destino em minutos.

Quais os benefícios do SOS Unimed para o beneficiário Unimed?

  • Atendimento no local para pacientes em casos de urgências e emergências médicas;
  • Remoção para hospital, caso necessário;
  • Redução da mobi-mortalidade;
  • Segurança e conforto dos pacientes e familiares.

Como o SOS Unimed funciona na prática?

Base operacional do SOS Unimed Grande Florianópolis

Todos os dias acidentes podem acontecer, é fato! Quando eles acontecem, é preciso contar com o apoio de quem pode trazer auxílio rápido, eficiente, seguro e profissional. O atendimento médico pré-hospitalar do SOS Unimed representa tudo isso!.

Vamos supor que um beneficiário Unimed (que aderiu ao SOS Unimed em seu plano de saúde) sofra um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nessas situações é imprescindível um atendimento rápido tanto para salvar a vida, quanto para minimizar eventuais sequelas. Logo, é só ligar para o número 0800 do SOS Unimed – lembrando que a ligação é gratuita – a qualquer momento – e solicitar uma equipe no local do acidente (desde que a ocorrência seja configurada como urgência ou emergência médica).

Alguns dados da vítima serão solicitados pela nossa equipe médica e pelos nossos Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs). Enquanto isso, uma ambulância da Medilar irá se locomover para o local do acidente. Aqui, nenhum tempo é perdido, cada segundo para nós conta!

Na maioria dos casos, o paciente é atendido no próprio local e em seguida é levado a um hospital ou centro médico com condições de dar continuidade ao tratamento.

O que é a Gestão Compartilhada do SOS Unimed?

E não há como abordar o SOS Unimed sem falar em gestão compartilhada. Hoje, uma Unimed possui o atendimento médico pré-hospitalar ou por meio de Recursos Próprios ou pela gestão compartilhada com alguma empresa, como a Medilar.

Tendência em diversos segmentos, a chamada “gestão compartilhada” representa uma excelente estratégia para alavancar bons resultados operacionais, comerciais e administrativos. Há alguns anos, a Medilar estabeleceu com algumas Unimeds esse modelo, e os resultados obtidos são extremamente positivos. Profissionalização e aumento da receita são dois dos primeiros indicativos percebidos.

Na prática, quando a Unimed contrata o SOS Unimed, ela deixa de gastar com manutenção de ambulâncias, remédios, combustível, folha de pagamento, aluguel de base operacional, além de muitos  outros custos.

Para saber mais sobre como funciona a gestão compartilhada Medilar é só clicar aqui.

Entre em contato conosco e descubra como uma parceria com a Medilar pode melhorar o desempenho do SOS da sua cooperativa e a relação com os seus cooperados.

5 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: