Atendimento Médico Pré-Hospitalar

O que significam as 6 faixas da Estrela da Vida?

Já reparou na estrela estampada (plotter) na lataria das ambulâncias? Se não, depois de ler este texto, acredite: você vai começar a reparar. E isso vale tanto para as UTIs móveis que você vê rodando nas ruas por aí, quanto nos uniformes de alguns dos profissionais da área da saúde.

Essa imagem é conhecida como “Estrela da Vida”, um símbolo internacional da emergência médica, da Paramedicina e dos Técnicos em Emergências Médicas. E carrega consigo 6 significados muito importantes. Quer descobrir quem a criou? É só continuar lendo…

Um pouco da história

O símbolo da Estrela da Vida foi desenhado por Leo R. Schwartz, em 1973. Na época, Leo era chefe do Departamento do Serviço de Emergência Médica (SEM) da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos. Foi designado a ele o trabalho de diferenciar o símbolo da NHTSA – que era uma cruz Omaha laranja em um fundo branco – do da Cruz Vermelha.

O que cada faixa da Estrela da Vida significa?

Esse ícone é composto por seis faixas, e, cada uma representa uma ação relacionada a emergências médicas: detecção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e hospital. Vamos aos significados de cada ação:

1. Detecção: Quando um indivíduo detecta que uma ou mais pessoas estão precisando de ajuda, seja devido a um acidente ou a uma doença súbita, como infarto, por exemplo. Nessa fase, esse indivíduo poderá tentar resolver a situação.

2. Alerta: Caso o indivíduo não consiga resolver a situação, ele identifica que precisa fazer contato com um serviço de emergência médica.

3. Pré-socorro: Instruções simples que podem ser dadas via telefone ao indivíduo enquanto o socorro não chega.

4. Socorro: atendimento médico pré-hospitalar à (s) vítima (s) no local do acidente. O objetivo aqui é estabilizar o(s) paciente(s), reduzindo assim a morbilidade e mortalidade.

5. Transporte: Transporte da vítima em uma ambulância até uma unidade de saúde adequada, capaz de oferecer o tratamento definitivo ao paciente.

6. Hospital: Tratamento definitivo da(s) vítima(s) em uma unidade de saúde adequada.

Agora, você deve estar se perguntando: e as imagens do bastão e da serpente que aparecem no meio da Estrela da Vida, o que significam? Elas representam as ciências da saúde.

As ambulâncias da Medilar possuem esse símbolo, quer ver?

 

 

 

 

Ficou curioso e quer saber mais sobre as ambulâncias da Medilar? Clique aqui e descubra o porquê nossas ambulâncias estão entre as melhores do País.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: