Menos de 30% das cobras brasileiras são venenosas. Porém, caso alguém que você conhece seja picado por alguma é importante estar preparado para prestar os primeiros socorros, já que nem sempre há hospital por perto. Saiba o que fazer nesse tipo de situação:
Como agir:
- O primeiro passo é manter a calma;
- Após a picada, é muito importante manter o membro afetado imóvel (o máximo possível), porque quanto mais movimentos, mais o veneno irá se espalhar;
- Limpe o local com água;
- Procure imediatamente o serviço de emergência. Um médico deverá ser consultado o mais rápido possível, para que o soro antiofídico seja aplicado nas três primeiras horas depois do ataque. E lembre-se é muito importante descrever a cobra nos mínimos detalhes, para que o soro correto seja aplicado.
Dica: Se não for possível levar o animal ao serviço de emergência, tente tirar uma foto, isso ajudará na identificação do animal para a administração do soro antiofídico correto.
Sintomas:
Os sintomas de uma picada de cobra variam muito. Tudo vai depender da espécie da cobra, da parte do corpo afetada, da quantidade de veneno introduzido no organismo, e por aí vai. Em todo caso, a pessoa poderá apresentar os seguintes sintomas, após a picada:
- Náuseas;
- Pulso fraco;
- Perda de consciência;
- Visão turva;
Sofrer uma picada de uma cobra é bem complicado, principalmente, quando não conhecemos com profundidade as espécies de cobras venenosas e precisamos identificá-la para tomar o soro correto. Por isso, que tal evitar essa dor de cabeça? Utilize botas quando estiver em locais de mato e arbustos; evite passeios noturnos na natureza; não coloque as suas mãos em locais onde não há visibilidade.