Bastidores Medilar

Implantando uma nova base operacional Medilar. Quais os desafios?

Com diversas bases operacionais espalhadas pelo Brasil, a Medilar tem nesses pontos de apoio, o abrigo ideal para as suas ambulâncias e também para seus times de enfermagem, médicos e socorristas. Estrategicamente localizadas e muito bem estruturadas, as bases são essenciais para que o serviço SOS Unimed funcione sempre com qualidade e eficiência. Mas, você já parou para pensar como é o trabalho de implantação dessas estruturas locais?

Implantando uma base

Tudo começa com a escolha de um bom ponto, ou seja, é fundamental que a base operacional esteja estrategicamente localizada, em um local de fácil acesso às várias regiões da cidade onde está localizada.

“Todas as nossas instalações passam por uma rigorosa análise de viabilidade, iniciando em bairros específicos e que respeitam o plano diretor do município para a atividade que desempenhamos, além de considerar a logística favorável aos deslocamentos de urgência e emergência e a relação com vizinhança.

Os imóveis passam por adaptação estrutural em atenção a nossa frota, equipamentos, equipes de profissionais, entre outras adequações relacionadas à legalização das atividades”

Kleber Luciano Maria – Gerente Nacional de Operações na Medilar

Em seguida, é preciso reformar o imóvel escolhido (adaptando-o às especificidades do serviço SOS Unimed e da legislação vigente, incluindo regramentos da vigilância sanitária) e em paralelo, é preciso comprar todo o mobiliário, computadores, medicamentos e tudo mais que será diariamente utilizado pelos profissionais da Medilar, operacionalizando o SOS Unimed.

“Pensamos, além do aspecto ergonômico quando adquirimos os mobiliários, na qualidade e no conforto de nossos colaboradores. Os ambientes devem ser leves e práticos no dia a dia, além de respeitarem a legislação vigente”

Paula Martins – Gerente Administrativa na Medilar

Contratações

Para colocar qualquer tipo de empreendimento de pé, o passo fundamental é contar com pessoas. Por isso, a contratação de profissionais também é essencial para que a base seja povoada por colaboradores que executem suas respectivas funções com o mais alto grau de competência.

“O processo de seleção para implantação de uma base operacional exige da equipe de Recursos Humanos, agilidade e expertise, pois temos a missão de selecionar profissionais que tenham além do conhecimento técnico, um perfil comportamental alinhado com nossa cultura e nossas características de trabalho, sempre no menor tempo possível, visto que nossa missão é salvar vidas”

Lucélia Rufino – Analista de Recursos Humanos na Medilar

A compra e a preparação de ambulâncias é outro fator que interfere diretamente no sucesso de uma nova operação. Assim que a base passa a operar é fundamental que esses veículos já estejam 100% aptos a auxiliar no salvamento de vidas.

“A partir do momento que  a base passa a operar é fundamental que esses veículos já estejam 100% aptos a auxiliar no salvamento de vidas”

Eduardo Luiz Paschoalotto – Supervisor de Suprimentos na Medilar

 

Base operacional de Natal, como tudo começou?

Uma das mais recentes bases operacionais inauguradas pela Medilar é a de Natal (RN). Com trabalhos iniciados no final de 2018, hoje, esse ponto de apoio é fundamental para que o SOS Unimed Natal atenda com qualidade aos beneficiários da singular potiguar.

Especificamente nessa Singular, o trabalho de Atendimento Pré-Hospitalar era exercido com recursos próprios, até a chegada da Medilar, que implementou o modelo de gestão compartilhada com a Unimed Natal. “Nosso trabalho sob a gestão da Medilar continua ser o de entregar um serviço de excelência, mantendo a estrutura de trabalho e as condições operacionais perfeitas para que possamos exercer nossas ações de maneira profissional, ética e com muita qualidade”, comenta o Coordenador Médico do SOS Unimed Natal, Dr. Andre Luis Pinto Soares.

Depois que toda a engrenagem está funcionando, gerir uma base operacional pode até parecer tranquilo, porém, há um imenso número de detalhes a serem conferidos no início da operação, e posteriormente, no dia a dia. “Participei ativamente da implantação da nossa base na qual hoje trabalhamos. Os desafios para mim foram muitos. A equipe estava toda montada, então eu precisei entrar fundo nesse novo desafio para que pudesse gerir da melhor forma possível”, explica a Gerente Administrativa da base de Natal, Verônica Rosa.

O impacto da implantação de uma nova base não traz somente desafios e preocupações, mas, também, muito aprendizado, conforme explica a Assistente Administrativo, Thalita Damasceno. “Foi a primeira vez que fiz parte dos primórdios de algo tão importante, no aspecto profissional. Os desafios foram muitos e a cada dia me perguntava se o meu melhor seria o suficiente. Hoje, sinto-me grata pois tive a oportunidade de crescer profissionalmente e como pessoa. Uma experiência incrível que vou lembrar pra sempre”, ressaltou.

No dia a dia, como é trabalhar na base de Natal?

Depois de todo o planejamento e árduo trabalho para fazer com que a base de Natal funcionasse a todo o vapor, uma dúvida ainda pode restar: como é exercer a atividade profissional hoje, dentro desse local de trabalho? Com a palavra, os colaboradores Medilar da capital potiguar!

“Fantástico, empresa estruturada, acolhedora, com olhos nos colaboradores e preocupada com o bem-estar de seus clientes. Costumo dizer que a Medilar foi o meu presente de 2019”.

Verônica Rosa – Gerente Administrativa na Medilar de Natal

“Trabalhar na base Medilar de Natal é muito gratificante. Participei das duas implantações e ao longo do período onde estávamos em mudança de base, pude perceber o verdadeiro amor que a Medilar tem pelos seus profissionais e clientes. A cada detalhe envolvido na estrutura predial, na organização das ambulâncias, no conforto para as equipes e na qualidade total para seus clientes”.

Andreza Goulart – Coordenadora na Medilar Natal

 

“Nós do SOS Unimed Natal temos uma equipe bastante unida e entrosada, tornando o ambiente de trabalho mais leve e tranquilo”.

André Luis Pinto Soares  – Coordenador Médico na Medilar Natal

 

“É maravilhoso, um ambiente totalmente aconchegante, agradável de se estar e de se trabalhar. Cada detalhe foi planejado com perfeição  e sinto-me realizada. Sei que a empresa investe no desenvolvimento de cada profissional e isso é um estímulo diário. A Medilar é uma empresa de pessoas para pessoas, é gratificante fazer parte desse time”.

Thalita Damasceno – Assistente Administrativo na Medilar de Natal

“Desenvolver minhas atividades como enfermeiro no APH do SOS Unimed Natal, hoje gerenciado pela MEDILAR, demonstra como é importante sonhar e partir em busca deste sonho. Ser enfermeiro no APH é parte deste sonho, iniciado na Unimed Natal e hoje também reconhecido dentro da Medilar, empresa com mais de 20 anos de atuação em APH Móvel (APHM), e que cresce a cada dia. Aqui tenho grandes amigos e me sinto seguro em atuar com uma equipe técnica de alto conhecimento acadêmico, profissional e acima de tudo, humano. A cada dia um novo desafio enfrentado sem medo, sem hesitação, e sempre com reconhecimento e crescimento por parte de todos. Sou feliz por ser Enfermeiro, feliz por atuar no APHM, e pela oportunidade que a Medilar proporcionou e tem proporcionado.”

Charles Souza da Paz – Enfermeiro na Medilar de Natal

“Saio para atender os pacientes sempre com dedicação e responsabilidade, atendendo todos bem, a fim de colocar um ponto final em seus sofrimentos. Às vezes levando uma palavra de ânimo, de coragem e esperança. Penso que poderia ser minha mãe, e gostaria que ela fosse tratada bem.

É bom trabalhar na Medilar, vestir a camisa e tenho certeza que as coisas irão melhorar ainda mais. Tudo é no tempo certo de Deus.

Espero contribuir muito nessa empresa”.

Sueraldo Moreira da Silva – Condutor Socorrista na Medilar de Natal

“Fazer parte dessa empresa me traz uma gratidão enorme.

Tenho admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo. Além disso, o sentimento que juntos iremos mais longe é o que alimenta a minha esperança na Medilar.”

Aliny Rejane de Araújo – Técnica de enfermagem na Medilar de Natal

“É uma satisfação enorme fazer parte desse grande time de peso. Sinto-me orgulhoso de somar nessa equipe. Juntos, formamos uma família.

Deparo-me com uma coordenação eficiente e de excelente qualidade, que sempre me recebe e atende minhas solicitações. Elas são profissionais e humanos.

Hoje, meu sentimento é de gratidão por trabalhar em um ambiente afetivo e que me proporciona crescimento e bem-estar.

Agradeço a Deus e a todos que compõe o time Medilar Natal.

Reitero meu compromisso e satisfação em fazer parte dessa equipe.”

Wallysson Freires da Silva – Técnico de enfermagem na Medilar de Natal

 

Nós desejamos longos anos de casa!

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: