Bastidores Medilar

Equipes médicas da Medilar recebem capacitação inédita no Brasil com simulação realística em 3D

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, os times de médicos intervencionistas, coordenadores médicos e de enfermagem da Medilar – de todo o Brasil – que atuam no SOS Unimed Medilar estiveram reunidos em Curitiba (PR) para participar de um treinamento pioneiro no mundo. Comandado pelo Dr. Antônio Marttos, renomado Cirurgião e Diretor Global E-Health no Ryder Trauma Center/ Jackson Memorial em Miami (EUA), o evento contou com simulação realística em 3D de urgências e emergências médicas.

Lançado há apenas dois meses, o programa de treinamento internacional que levou três anos para ser desenvolvido, utiliza um software com simulador médico 3D de última geração e é fruto da parceria da Universidade de Miami e da empresa portuguesa Body Interact Clinical Education. Aplicado apenas para duas equipes médicas do mundo, na China e no Catar, a capacitação chegou em primeira mão no Brasil com exclusividade para a equipe Medilar.

“Conseguimos reunir profissionais da Medilar de mais de 11 Estados brasileiros, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Profissionais que ocupam cargos de chefia e que atuam no dia a dia nas unidades da Medilar”.

Dr. Marcelo Mattar, Diretor Presidente da Medilar

 

A tecnologia associada ao Body Interact ajudou médicos e enfermeiros a treinarem intervenções de forma mais eficiente e consistente, mesmo perante situações novas e inesperadas, com diferentes níveis de urgência. Os pacientes virtuais que têm por base algoritmos fisiológicos realistas, permitiram testar a aquisição de competências curriculares/profissionais, acelerar o pensamento crítico dos profissionais de saúde e testar as suas capacidades no momento da tomada de decisões clínicas, para melhorar os cuidados agudos e crônicos, bem como estimular o trabalho de equipe no atendimento do SOS UNIMED.

“O grande legado [do treinamento] vai ser o melhor atendimento ao cliente final. A ideia é que o atendimento seja sempre de excelência”.

Dr. Antônio Marttos, Diretor Global E-Health no Ryder Trauma Center/ Jackson Memorial em Miami (EUA).


Confira depoimentos de alguns dos participantes:

“Salvar vidas é uma missão extremamente importante e desafiadora. O curso está nos levando a refletir e reafirmar a nossa missão”.

Valéria Gaburo – Coordenadora de Operações do SOS Unimed Sul Capixaba

 

“A Medilar traz cursos de capacitação para as equipes do SOS Unimed e isso tem ajudado muito a aprimorar o nosso conhecimento”.

Dr. Osvaldo Fagundes – Coordenador Médico do SOS Unimed Cascavel


Módulos do Treinamento

“Trauma” e “Tomada de Decisão de Urgência e Emergência Médica” foram os módulos abordados no curso e fizeram parte do Programa de Excelência Medilar (PEMED), que tem por objetivo qualificar profissionais com o que há de mais moderno na área da saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: