Bastidores Medilar

Como a Medilar está cuidando da saúde de seus colaboradores durante a pandemia do COVID-19?

Além de estar atenta a sempre oferecer o melhor e mais seguro atendimento aos beneficiários das Unimeds parceiras, a Medilar diariamente toma cuidados, segue protocolos e orientações de saúde advindas do Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis, para a preservação da saúde de seus profissionais, que estão na linha de frente 24 horas no combate ao vírus.

Confira abaixo as principais mudanças na rotina da Medilar durante a pandemia da COVID-19:

Home Office

Parte da nossa equipe administrativa encontra-se trabalhando de forma remota desde o início da quarentena no Brasil.

Limpeza redobrada

Para cuidar dos profissionais que ainda permanecem na empresa, todos os cuidados necessários com a higienização dos ambientes foram redobrados. Além disso, colocamos álcool em gel em pontos estratégicos da Medilar para uso frequente da nossa equipe.

Informação, uma grande aliada

A Medilar está comprometida em repassar todas as informações importantes sobre o novo Coronavírus (Covid-19) através de seus canais oficiais de comunicação para sua equipe e também para a população em geral. Afinal, a informação está sendo uma das nossas maiores aliadas no combate ao vírus.

Para ficar ainda mais próximo das equipes nesse momento difícil, o Diretor Presidente da Medilar, Dr. Marcelo Mattar, gravará uma mensagem toda semana para  os profissionais da empresa, como esta abaixo:

EPI completo

As equipes que atendem presencialmente no SOS Unimed (Atendimento Médico Pré-Hospitalar) e no Home Care também estão protegidas! Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão sendo utilizados pelos nossos profissionais e rigorosamente aplicado nos atendimentos de pacientes suspeitos ou confirmado com a COVID-19.

Quando nossas equipes são chamadas para um atendimento ou o transporte de um paciente suspeito ou confirmado com o COVID-19 (ou que possui alguma outra doença contagiosa) precisam estar portando vários Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O processo conhecido como paramentação – troca das vestes normais por vestimentas adequadas – é demorado e exige muita atenção dos profissionais da saúde.

Sempre usamos o avental para os casos de contaminação por outros germes, mas hoje frente à pandemia, para casos suspeitos ou confirmados nosso time que atua na linha de frente do SOS Unimed utiliza o macacão. Isso porque, a gramatura do seu tecido é maior e ele cobre mais e melhor o corpo dos profissionais.

A nossa equipe foi supertreinada para realizar a paramentação e a desparamentação – retirada dos EPIs – de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Cuidados com as ambulâncias

Os nossos profissionais que só atuam no SOS Unimed, foram orientados a:

  • Melhorar a ventilação da ambulância para aumentar a troca de ar durante o transporte de um paciente.
  • Limpar e desinfetar todas as superfícies internas da UTI móvel após a realização de cada transporte ou atendimento, podendo esta ser feita com álcool 70%, hipoclorito de sódio ou outro desinfetante indicado para este fim e seguindo procedimento operacional padrão da Medilar, definido para a atividade de limpeza e desinfecção do veículo e seus equipamentos.
  • Sempre notificar previamente o serviço de saúde para onde o caso suspeito ou confirmado será encaminhado.
  • Em casos suspeitos ou confirmados, o paciente deverá sempre utilizar máscara cirúrgica, obrigatoriamente.

Médicos +60 anos

Tivemos o cuidado de contatar todos os médicos acima de 60 anos e deixá-los a disposição para se afastar das suas atividades.

Reuniões de alinhamento

Toda semana, a equipe médica e gestores da empresa se reúnem virtualmente para alinhar os planos de contingência do combate ao coronavírus.

Treinamento constante

 

Estar bem informado e saber distinguir a COVID-19 de outras doenças semelhantes é fundamental nesse momento. Pensando nisso, a Medilar disponibilizou para a sua equipe médica um treinamento exclusivo produzido por 9 profissionais de vários lugares do mundo pela Body Interact – empresa portuguesa – em parceria com a Universidade de Miami, para manejo e tomada de decisão com simulação realística de pacientes com COVID-19.

Banco de Talentos

Desenvolvemos um Banco de Talentos, com o objetivo de captar, cadastrar e pré-selecionar currículos de profissionais da área da saúde. A medida visa reposição rápida, em caso de necessidade de substituição provisória, em eventuais situações de colaboradores infectados pelo vírus.

O cadastro de currículos de profissionais da saúde no Banco de Talentos da Medilar acontece pelo site. Na aba “Trabalhe Conosco” o candidato consegue selecionar a vaga e a cidade que gostaria de atuar e anexar o seu currículo. É bem simples e rápido.

 

Todos as medidas de prevenção citadas acima são formas de proteger nossos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 e todos os beneficiários das Unimeds parceiras da Medilar. 😉

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: