Saúde

Botox para homem…pode?

Se você acha que o botox é coisa – somente – de mulher, atenção! Pare tudo o que está fazendo agora e absorva a boa-nova. Sim, homens também podem usufruir os benefícios da toxina botulínica. Trata-se de uma excelente solução para tratar o problema das rugas e combater sinais de envelhecimento, especialmente na testa e olhos.

E se você pensa que os homens se sentem constrangidos em realizar procedimentos estéticos, está enganado! A médica dermatologista Dra. Isabela Afonso Ribeiro Lisciotto afirma: “Hoje cada vez mais os homens procuram por tratamentos estéticos sem constrangimento nenhum e muitos inclusive vão com as esposas até os consultórios”.

“Hoje cuidar da aparência e da saúde é uma preocupação cada vez mais frequente do público masculino.”

Dra. Isabela Afonso Ribeiro Lisciotto – Médica Dermatologista

 

Principalmente nos dias atuais, em que cuidar da imagem é algo tão valioso, preocupar-se com a boa aparência pode significar muito mais do que auto-estima, pode ser sinônimo de crescimento profissional ou mesmo de um novo relacionamento amoroso. No final das contas, tudo se resume à busca de mais felicidade e alegria para enfrentar os caminhos da vida.

E o Brasil já é o segundo País onde mais se aplica botox no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, conforme o último relatório publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2019, revela que o botox encabeça a lista de procedimentos médicos não cirúrgicos mais procurados pelos brasileiros.

Ledo engano, se você acha que o botox tem uma função unicamente voltada para fins estéticos. Embora a procura por esse procedimento minimamente invasivo se dê em grande parte, com o objetivo de melhoria da imagem pessoal, há outras aplicações da toxina botulínica que vão muito além da beleza. “A toxina pode ser utilizada no tratamento do suor excessivo (axilas, palmas, planta dos pés e couro cabeludo) e de outras condições dermatológicas, como a neuralgia pós-herpética (complicação dolorosa pós-infecção pelo vírus varicela-zoster) e rosácea; e em outras doenças como enxaqueca e bruxismo”, completa Dra. Isabela.

Tratamentos com botox para homens e mulheres. Existe diferença?

“Basicamente não existe diferença. O que ocorre é que os homens gostam de resultados mais naturais, as vezes pedem para deixar alguma ruga e não gostam de levantar muito as sobrancelhas. Além disso, a forma de aplicação do botox entre homens e mulheres é diferente”, explica Dra. Isabela.

Embora a maioria dos tratamentos antienvelhecimento sejam os mesmos, tanto para homens quanto para mulheres, a maneira como é feita a aplicação difere. Isso acontece porque a estrutura corporal e tecidual dos integrantes do sexo masculino é diferente do feminino.

Para os homens, o botox deve ser administrado levando em consideração as características faciais masculinas, como, músculos faciais mais fortes. Isso explica porque as doses de botox precisam ser mais altas para alcançarem os mesmos resultados.

 

 

Quais as aplicações mais comuns entre homens?

Quando “eles” decidem fazer tratamentos com botox, geralmente escolhem aplicações entre as sobrancelhas e nos cantos dos olhos. Embora existam muitas formas de retardar o envelhecimento, o botox continua sendo um dos procedimentos mais populares e menos invasivos, e que cada vez mais chama a atenção do público masculino.

Contudo, como em qualquer procedimento médico, é fundamental que o paciente, independente de ser homem ou mulher, procure um profissional qualificado e 100% apto a fazê-lo.


A Dra. Isabela Afonso Ribeiro Lisciotto esclarece as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

1. Os cremes anti-rugas oferecem resultados similares aos do Botox?
Os cremes agem de forma diferente e apesar de melhorarem a textura e hidratação , eles não produzem resultados como o Botox.

2. A toxina botulínica pode substituir uma cirurgia plástica?
Não! Porém ela pode complementar a cirurgia, tornando-a menos invasiva. Além disso, o Botox pode postergar a necessidade de uma cirurgia já que ele atua na prevenção das rugas.

3. Qual a diferença entre o Botox e o preenchimento?
O Botox age paralisando o músculo e impede que a ruga seja formada pela contração muscular. Já o preenchimento atua repondo o volume perdido.

4. O que o paciente deve evitar após aplicação do Botox?
O ideal é não realizar exercícios físicos, evitar abaixar a cabeça e não mexer onde foi realizado o tratamento nas horas seguintes.

5. Qual a idade mínima para realizar a aplicação?
Não existe idade para o início do tratamento, o mais importante é ter indicação correta.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: