De acordo com o Ministério da Saúde, o engasgo figura entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos. Mas ele também afeta bebês e adultos
O engasgo é considerado uma emergência médica, e é definido como a incapacidade de respirar causada por um bloqueio na garganta ou traqueia. Nesses casos é importante que a vítima tussa para expelir o alimento ou o objeto responsável pela obstrução das vias aéreas. A pessoa acometida por esse problema deve ser socorrida o mais rápido possível, porque em casos mais graves há o risco de inconsciência ou morte por asfixia.
Aqui, um ponto de atenção: os primeiros socorros do engasgo são diferentes para bebês e adultos. Iremos apresentar o passo a passo que deve ser feito em ambos os casos. Continue lendo essa matéria
Primeiros socorros em caso de engasgo em bebês
É muito comum que bebês menores de um ano engasguem com o leite materno.
O Ministério da Saúde orienta realizar as seguintes ações na vítima de engasgo:
Passo 1: Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas).
Passo 2: Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Passo 3: Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital).
Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser realizados até que seja possível o atendimento especializado.
Primeiros socorros em casos de engasgo em crianças e adultos
Mas, engana-se quem pensa que apenas crianças e bebês podem sofrer com o engasgo, adultos também são vítimas desse problema. Por isso, é muito importante que você conheça a Manobra de Heimlich, para conseguir prestar os primeiros socorros, caso precise ajudar alguém em caso de engasgo por corpo estranho:
Manobra de Heimlich
“Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.” (Ministério da Saúde)
ATENÇÃO: Entendemos que na hora do desespero o primeiro reflexo dos pais é colocar o dedo na boca da criança para tentar retirar o alimento ou objeto que está provocando o engasgo, mas isso não é correto de se fazer. Essa ação poderá agravar a situação.
Como prevenir o engasgamento?
Acidentes acontecem a todo momento. Algumas situações conseguimos prevenir, mas outras não. No caso do engasgo, separamos alguns cuidados para evitar essa situação indesejada. Veja:
- Procure alimentar o bebê em um lugar tranquilo. Esse é um momento muito especial entre mãe e filho.
- Coloque o bebê em posição vertical durante 30 minutos após o aleitamento.
- Posicione seu filho sempre sentado na hora das refeições.
- Jamais deixe uma criança se alimentando sem a supervisão de um adulto.
FIQUE ATENTO! Se o seu filho se engasga com frequência é muito importante procurar um médico.
O SOS Unimed te traz segurança em momentos imprevisíveis
O SOS Unimed – Atendimento Médico Pré-Hospitalar – é composto por equipes super- capacitadas e treinadas para lidar com as mais diversas situações de urgências e emergências médicas, como por exemplo, em casos de engasgo. Se você é beneficiário Unimed e contratou esse produto, confira abaixo como proceder:
- Ligue para o nosso Call Center Médico*
- Você será prontamente atendido pelo Técnico de Regulação Médica (TARM) e pelo Médico orientador
- Forneça informações básicas sobre o paciente (nome, sexo, idade)
- Relate o que está acontecendo (desmaio, engasgo, cortes, sangramentos)
Lembre-se: todas as informações fornecidas são importantes para que o médico orientador analise a situação e transmita instruções para que você também possa ajudar.
*Agora, anote aí o número do SOS Unimed operacionalizado pela Medilar:⠀
- SOS Unimed Campina Grande: 0800 721 0311
- SOS Unimed Cascavel: 0800 942 0000
- SOS Unimed Curitiba: 0800 942 0000
- SOS Unimed Goiânia: 0800 725 5555
- SOS Unimed Grande Florianópolis: 0800 047 1000
- SOS Unimed Joinville: 0800 047 1000
- SOS Unimed Natal: 0800 084 2001
- SOS Unimed Nordeste-RS: 0800 541 9100
- SOS Unimed Sul Capixaba: 0800 280 4200
- SOS Unimed Uberlândia: 0800 34 2115