Palavra do Presidente Telemedicina

Telemedicina e Home Care, um casamento perfeito em prol da saúde

Dr. Marcelo Mattar

Diretor Presidente da Medilar

Realidade cada vez mais presente em todo o Brasil, a Telemedicina pôde demonstrar todas as suas virtudes no ano de 2020. É fato que a sua ascensão aconteceu em decorrência da pandemia do coronavírus, pois, nesse período de gravíssima crise em que as pessoas tiveram (e ainda estão tendo) que adotar o isolamento social como regra, a opção da telemedicina se adequou perfeitamente aos anseios dos mais diversos grupos sociais, especialmente os mais vulneráveis, como os idosos. 

E, dentro desse contexto, quando nos referimos à terceira idade, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é o serviço de Home Care, que majoritariamente atende a essa parcela da população. Então, se o cenário é de exceção, e temos que resguardar os mais idosos a todo custo de uma eventual contaminação, as ferramentas da telemedicina se transformaram no modelo mais apropriado para o Home Care, certo?

Perfeito! É exatamente isso.

Para se ter uma ideia da penetração da telemedicina, dados da Associação Paulista de Medicina (APM), demonstram que 90% dos profissionais de saúde têm uma percepção bastante positiva dessa modalidade. E, convenhamos, não poderia ser diferente, afinal, ela tem sido grande aliada das medidas de distanciamento e isolamento social. Por meio do telefone ou muitas vezes, graças ao acesso à internet, muitos pacientes podem resolver problemas simples sem precisar se arriscar indo até consultórios médicos.

No caso do Home Care, acontece exatamente o mesmo, só que de uma forma potencializada, pois, o paciente já está com a saúde debilitada e não pode de forma alguma se expor a riscos desnecessários. Nesses casos, a telemedicina vem se mostrando ainda mais fundamental, pois dá ao paciente a chance de receber uma consulta médica de um especialista, no conforto de sua residência.

Confira comigo alguns exemplos em que os pacientes em Home Care são extremamente beneficiados pela telemedicina:

Monitoramento remoto

O monitoramento do paciente em tempo real parece coisa de filme de ficção científica, eu sei…mas, felizmente, é real!

Além de contar com equipamentos que transmitem informações para uma central (tudo em tempo real) o enfermeiro ou o cuidador podem se comunicar com os médicos sempre que for necessário.

No final de 2020, a Medilar apresentou o revolucionário Medilar Monitora, que é o casamento perfeito entre Home Care e Telemedicina. A proposta do produto em pré-lançamento consiste em realizar o monitoramento dos sinais vitais do paciente em uma central de regulação médica para que em caso de sinalização fora dos padrões, a equipe entre em contato com o paciente para confirmar o que está acontecendo e realize as tomadas de decisões necessárias. Simplesmente, sensacional!

Acompanhamento médico multidisciplinar integral e a distância

Manter o acompanhamento médico multidisciplinar a distância e em Home Care é possível, graças à telemedicina. A Medilar lançou no final do ano passado, o MEDLIVE, que tem tudo para se consolidar como uma das plataformas de teleconsultas com o melhor custo-benefício do Brasil.

Por meio do MEDLIVE é possível agendar uma consulta com o especialista médico que poderá entre outras ações, prescrever remédios, exames e condutas. E, tudo por meio de uma tela de computador, celular ou tablet. Sim, é extraordinário e de utilização bastante simples.  

Infraestrutura completa

Hoje em dia, é possível sim disponibilizar uma estrutura completa para atendimento home care, porém, isso só se torna viável por meio da telemedicina.

Então, se a sua Unimed está em busca de uma empresa que possa oferecer o melhor do Home Care e as mais avançadas soluções em telemedicina, a procura acabou. Fale com a Medilar, podemos entregar tudo o que os seus beneficiários precisam, com a certeza da mais alta qualidade.   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: