Neste momento, a sua Unimed está desperdiçando tempo e recursos.
E, ao longo desse texto, iremos te explicar o porquê.
A pandemia do Sars-CoV-2 despertou nas pessoas medo e uma maior preocupação com a saúde. Dados divulgados pela ANS apontam que a quantidade de pessoas com planos de saúde aumentou. O número de novos beneficiários subiu de 47.009.784 para 47.564.363 em 2020.
Logo, a procura pelo Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH) também cresceu. Aqui na Medilar, por exemplo, o número de ocorrências de urgência e emergência em 2020 aumentaram 6,80% em relação a 2019.
Diante deste cenário, temos algumas perguntas para você, gestor Unimed:
- Como está o serviço de APH (SOS) da sua cooperativa?
- A regulação médica é feita de forma eficiente?
- Existe um controle de tempo e de qualidade do atendimento das equipes? ⠀
- O local onde ficam alocadas as equipes e ambulâncias atende todas as regras de vigilância sanitária? ⠀
Já havia parado para pensar nessas e tantas outras questões para uma adequada estrutura de SOS?
O atendimento pré-hospitalar móvel pode ser a diferença entre a vida e a morte de seu beneficiário ou entre uma sequela temporária e algo permanente. Ele é o responsável por frear a evolução dos danos em uma pessoa.
Além disso, um APH que conta com o apoio de um call center médico dedicado à Unimed, é capaz de reduzir a sinistralidade da cooperativa de duas maneiras: aumentando a eficiência operacional (evitando idas desnecessárias ao pronto atendimento, através da orientação médica por telefone) e aumentando a receita na venda do produto SOS. Mas, este é tema para outro texto.
Hoje, iremos falar sobre a importância de contar com um parceiro que possui expertise na transformação de resultados do atendimento pré-hospitalar, como a Medilar.
Ao longo desses 23 anos de experiência com o Sistema Unimed já aumentamos a eficiência operacional de mais de 60 Unimeds, por meio da gestão compartilhada dos nossos produtos, como o SOS Unimed/Medlar.
⠀
Enquanto nós cuidamos da operacionalização do SOS Unimed – compra e manutenção das ambulâncias, contratação de profissionais, medicamentos, entre várias outros quesitos – sua cooperativa pode economizar recursos, focar na venda de planos de saúde e na gestão de saúde de seus beneficiários.
Um dos grandes segredos do nosso negócio é, sem dúvida, a estrutura que montamos logo após a Unimed fechar contrato conosco. Uma base operacional, que abrigará socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, equipe administrativa e, claro, as ambulâncias.
3 itens que não podem faltar na implantação de uma base operacional do SOS Unimed

Montar uma base operacional é uma missão que exige planejamento e organização, só assim é possível que a implantação seja efetivada com sucesso.
Elegemos 3 itens que não podem faltar na hora de estruturar uma base do SOS Unimed:
- Localização estratégica
É preciso realizar um estudo preliminar da localização e dos acessos às principais vias da cidade, para o cálculo do tempo de saída das ambulâncias.
Além disso, o local também deve permitir uma boa visibilidade da marca SOS Unimed, fortalecendo-a ainda mais.
- Fachada do SOS sempre no padrão Unimed
A fachada do SOS Unimed é a identidade visual do produto e da marca Unimed e deve ser construída respeitando o manual da marca. Afinal, a comunicação visual será uma forte aliada na divulgação do produto e também servirá para o reconhecimento da marca Unimed.
- Acomodação completa e estruturada para as equipes
Desde a dispensação de medicamentos até as áreas de descanso,os ambientes devem ser planejados para proporcionar bem-estar, comodidade e tranquilidade às equipes. Dessa forma, os times conseguem proporcionar excelência e eficiência no atendimento aos beneficiários. Ainda não ficou convencido? Tudo bem.
É o que diz o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não é mesmo? Vou compartilhar com você agora, um vídeo e fotos das nossas duas mais recentes operações: o SOS Unimed Grande Florianópolis e o Unimed Help Campinas. Confira:
Unimed Help Campinas








Quando se trabalha com vidas, todos os detalhes capazes de agilizar o processo de salvamento são fundamentais.
Saiba mais sobre o SOS Unimed/Medilar aqui.