Cresceu em 30% o número de acidentes domésticos durante a pandemia, segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde.

Com as pessoas passando mais tempo em casa, devido às medidas de restrição relacionadas ao coronavírus, é comum o aumento de acidentes provocados pela execução de tarefas domésticas. Aqui no SOS Unimed/Medilar registramos inúmeras ocorrências desse tipo.

Afinal, atire a primeira pedra quem não aproveitou a pandemia para realizar pequenos reparos em casa? Aprender um hobby diferente? Arrumar o jardim?

O movimento “Faça Você Mesmo” ganhou força em todo país.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – representante de mais de 2.600 marcas de franquias no Brasil – revelou em pesquisa recente, que o segmento de Casa e Construção avançou 36,5% no primeiro trimestre deste ano.

Cuidado ao fazer as tarefas domésticas. A pesquisa da OMS revelou também que grande parte dos acidentes são provocados por quedas ao realizar reparos domésticos, como subir em escadas.

A queda leve é um dos acidentes mais rotineiros. Ela se caracteriza quando uma pessoa cai de um local com menos de 2 metros – como cair da cadeira. Esses acidentes acontecem com alta frequência e podem ser evitados na maioria das vezes.

Então, aqui vão algumas dicas para evitar que quedas aconteçam:

  • Certifique-se que esteja sempre em locais com uma boa iluminação;
  • Opte por sapatos com antiderrapante;
  • Redobre a atenção quando houver tapetes no cômodo ou tábuas soltas;
  • Evite lugares em que o chão esteja molhado;
  • Olhe para o chão! Muito cuidado com os fios dos eletrodomésticos e eletrônicos espalhados pela casa.

Mas, se o acidente chegar a acontecer, vamos te ensinar como agir na hora de socorrer uma pessoa que tenha sofrido uma queda leve. Vamos lá?

Queda leve: 3 dicas de como agir

1 – Observe se a vítima está consciente

Faça perguntas como: Qual é o seu nome? Que dia é hoje? Você tem filhos?

É importante acionar o serviço de urgência e emergência médica, caso a vítima tenha batido a cabeça, esteja sonolenta ou com ânsia de vômito.

IMPORTANTE! Não tente remover a pessoa, espere os profissionais da ambulância chegar. Eles são treinados para lidar com esse tipo de situação.

2 – Verifique se a vítima sofreu machucados na pele

Caso exista sinal de machucado, como sangramento, é importante lavar a região com água e sabão e cobrir com um curativo limpo ou esterelizado.

Se houver hemorragia, com um pano limpo, faça pressão sob o local.

3 – A vítima é idosa?

Neste caso, mesmo sem nenhum sinal aparente ocasionado pela queda, é importante levar o paciente para uma consulta com um médico.

➡️Compartilhe esse texto com mais pessoas, para que possam aprender também como prestar os primeiros socorros em caso de quedas leves.

Share this post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: