Medilar contrata sistema da Sys 4 web para proporcionar atendimento ainda mais humanizado ao beneficiário Unimed.

Se pudéssemos voltar 60 anos no tempo, e conversar com os nossos antepassados – a famosa geração baby boomers – sobre os tipos de tecnologias que os aguardariam no futuro, falaríamos sobre os bancos digitais, a telemedicina, compras on-line. E que a maioria dos problemas poderão ser solucionados em poucos cliques e na palma da mão.

Eles, provavelmente nos chamariam de loucos. Diriam: – Impossível!

Reação compreensível. Afinal, até poucos anos atrás, a maioria de nós se comunicava por cartas. Não sonhávamos em ter um computador, muito menos um smartphone.

O “x” da questão é que todo avanço tecnológico que culminou em nossa sociedade, enfrentou resistência. Uns mais do que outros, mas ainda assim, o novo sempre foi visto com olhares receosos.

O que nos levou à seguinte falsa premissa: a tecnologia nos afasta cada vez mais da nossa humanização.

E isso não é verdade.

Recentemente, a Medilar implantou em sua operação o sistema Iris, da empresa Sys 4web – especialista no desenvolvimento de soluções integradas.

O Iris é um programa de gestão de atendimento e recursos, que trouxe maior eficácia na comunicação entre os nossos profissionais do call center médico – Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM), médicos e enfermeiros reguladores – e as equipes do atendimento pré-hospitalar – médicos intervencionistas, condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem).

Wilma Koury, Gerente de Call Center Médico

No passado, os profissionais da saúde que estavam alocados nas bases operacionais do SOS Unimed, espalhadas por todo território nacional, precisavam ligar no call center médico da Medilar, para solicitarem todas as informações do paciente (nome, endereço, ponto de referência e quadro clínico). Agora, tudo se encontra na palma da mão, por meio do aplicativo do sistema Iris”, explica a gerente de call center médico, Wilma Koury.

Dra. Clarissa di Primio, Gerente Médico do Call Center Médico

“Com o novo sistema, o médico regulador obtém uma visão ampla do atendimento. Ele consegue saber onde as equipes estão empenhadas e qual a previsão de liberação”, comenta a Dra. Clarissa di Primio, Gerente Médica do Call Center Médico.

Além disso, logo que o paciente é atendido, a ficha que contém os dados do atendimento – protegidos pela Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD), como sinais vitais e todo o histórico do que aconteceu na ocorrência, é inserida no sistema pela equipe médica, no cadastro do beneficiário em tempo real. Essa função disponibilizada pelo sistema Iris, evita o armazenamento de papéis e facilita a interpretação de dados, com a digitação.

“Nossa tela agora tem muito mais informação sobre o paciente e as Singulares. O programa foi implantado para modernizar, trazer mais autonomia e principalmente segurança, para toda nossa operação. Sempre pensando no bem-estar do paciente”, conclui Dra. Clarissa.

Os benefícios do sistema Iris para as operações da Medilar

Além de facilitar a comunicação interna, o Iris foi capaz de proporcionar à Medilar um dos recursos mais preciosos da atualidade: tempo.

No dia a dia de nossas operações, essa tecnologia é capaz de:

  • Informar qual equipe está mais próxima do local da ocorrência e a que está há mais tempo disponível.
  • Acompanhar e registrar automaticamente a movimentação das equipes do SOS Unimed (saída da base, chegada ao destino, saída do destino, chegada no hospital).
  • Mostrar a classificação médica do atendimento (urgência ou emergência).
  • Direcionar para a enfermeira reguladora a solicitação de regulação de vaga no hospital.
  • Permitir que todos os gestores acompanhem em tempo real os resultados de sua equipe.

Essas e outras funções do Iris pouparam aos nossos times minutos valiosos, na hora de salvar uma vida.

Ficou muito mais simples encontrar a localização do beneficiário Unimed. Não há falhas na comunicação entre a TARM e nós, porque o endereço chega à tela do aplicativo, e é só clicar. Essa função agilizou muito as saídas das equipes, antes tínhamos que procurar os endereços nos mapas”, cita o condutor socorrista, Diego Ramos dos Santos.

+ humanização no atendimento

E a humanização?

Como você deve ter notado no decorrer deste texto, a tecnologia do sistema Iris chegou para resolver grande parte dos processos administrativos operacionais.

O tempo que uma TARM investia ao telefone com a equipe do Atendimento Pré-Hospitalar, informando todos os dados da ocorrência, agora, ela dedica inteiramente ao seu propósito inicial: acolher o paciente que precisa de ajuda.

“Eu acredito que quanto mais tecnologia, mais humanizado fica o atendimento. Afinal, a TARM deixa de focar no processo administrativo do atendimento e foca no acolhimento do beneficiário Unimed, que é o mais importante” – Wilma Koury.

Quando vamos compreender que a tecnologia é um meio que nos possibilita ocupar o nosso tempo com o que realmente importa?

A Medilar, que é líder em Atendimento Pré-Hospitalar no Brasil, já compreendeu. Desde que nasceu, na cidade mineira de Uberlândia (MG), em 1998, a busca incessante por inovação corre por suas veias. E ela prova constantemente que tecnologia e atendimento humanizado podem andar lado a lado.

Share this post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: