Com 15 bases operacionais espalhadas pelo Brasil, a Medilar tem nesses pontos de apoio, o abrigo ideal para as suas ambulâncias e também para seus times de enfermagem, médicos e socorristas.

Estrategicamente localizadas e muito bem estruturadas, as bases são essenciais para que o serviço SOS Unimed (Atendimento Pré-Hospitalar) funcione sempre com qualidade e eficiência.

Mas, para que isso aconteça, existe um processo de implantação de uma base da Medilar, bem definido e estruturado, que se resume em três estágios:

✅Estágio 1: Escolher um local de fácil acesso às várias regiões da cidade onde está localizada.

✅Estágio 2: Reforma do imóvel escolhido (adaptando-o às especificidades do serviço SOS Unimed e da legislação vigente, incluindo regramentos da vigilância sanitária).

✅Estágio 3: Compra de todo o mobiliário, computadores, medicamentos e tudo mais que será diariamente utilizado pelos profissionais da Medilar.

E só depois de concluir cada um desses estágios, é realizada a contratação dos profissionais e a compra das ambulâncias e equipamentos médicos.

Vamos conhecer agora, de forma detalhada, cada estágio.

Como é feita a escolha da localização de uma base operacional do SOS Unimed?

Se você conhece de perto uma instalação do SOS Unimed estruturada pela Medilar, sabe que tudo é muito bem planejado e organizado.

Exige muito trabalho e dedicação para dar vida a uma base operacional do SOSUnimed/Medilar. A começar pela escolha da localização.

“Todas as nossas instalações passam por uma rigorosa análise de viabilidade, iniciada pelo posicionamento da marca em bairros específicos e que respeitam o plano diretor do município para a atividade que desempenhamos. Além de considerar a logística favorável aos deslocamentos de urgência e emergência e a relação com a vizinhança”, explica Kleber Luciano Maria, Diretor de Operações da Medilar.

Consideramos ainda a localização de toda a rede prestadora, no caso a Unimed.

Todos esses pontos foram minuciosamente trabalhados em nossa mais recente obra-prima: o SOS Unimed Curitiba II.

Localizada na Rua Augusto Stresser, 723 – uma via importante que conecta a região leste ao centro de Curitiba (PR) – a segunda unidade do SOS Unimed conta com 220 m² de área construída, e abrigará diversos profissionais e 2 ambulâncias, com possibilidade de expansão.

A nossa equipe administrativa que compõe o Home Care, também foi realocada para esta nova instalação.

Padrão Unimed nas fachadas do SOS

A estrutura das bases operacionais do SOS Unimed/Medilar já se tornou a nossa marca registrada.

Mas, não é só escolher uma cor de tinta, colocar uma placa e fazer pequenas reformas internas.

Imóvel escolhido, chegou a hora do escritório de arquitetura parceiro da Medilar entrar em ação.

Será um trabalhoso (mas, recompensador) caminho até a entrega de uma base operacional do SOS Unimed moderna, bem equipada e que respeite o padrão Unimed.

Enquanto as obras estruturais ocorrem na parte interna, a equipe de marketing e a gerente Administrativa da Medilar, Paula Martins, trabalham em conjunto com os arquitetos para definirem a comunicação visual interna e externa.

Junto com o Marketing, desenvolvemos uma linguagem e padronização que está sendo implantada em todas as nossas bases, inclusive aquelas que já estavam em operação há mais tempo. Quando contratamos um escritório de arquitetura parceiro para montarmos uma base nova, já passamos no briefing as nossas necessidades e todo nosso modelo de comunicação interna”, explica Paula.

Cada mínimo detalhe é discutido, afinal, também seguimos minuciosamente os padrões exigidos no manual da marca da Unimed do Brasil, que busca proporcionar uma padronização nacional de forma mais efetiva.

“A identidade visual está diretamente relacionada ao posicionamento do negócio no mercado. É importante que o beneficiário reconheça de forma imediata a marca SOS UNIMED desde a divulgação nos materiais publicitários até a estrutura arquitetônica instalada na cidade. Além de agregar valor ao produto, reforçamos o posicionamento da marca frente à concorrência, o que pode impactar diretamente na decisão da adesão dos clientes”, explica a gerente de Marketing, Monique Alves.

No projeto da fachada, por exemplo, é preciso definir e ficar atento a alguns detalhes, como:

  • As dimensões da placa institucional do SOS Unimed, que pode variar de acordo com a largura da fachada do imóvel e a proporção da marca.
  • A fonte das letras da placa, que também possui um padrão tipográfico, tamanho e de espaçamentos.
  • Os tipos de materiais (ACM, acrílico, metal, vinil) e espessuras que serão utilizados na construção da fachada.
  • Os acabamentos, que podemos escolher entre uma versão premium ou econômica.

As fachadas de todas as bases do SOS Unimed/Medilar são construídas de acordo com os padrões da Unimed, invariavelmente.

Essa é uma premissa básica e que reflete a preocupação da Medilar em estar sempre alinhada ao Sistema Unimed, nos mínimos detalhes.

Acomodação completa e estruturada para as equipes

Depois que um imóvel é escolhido, adaptado para atender todo o programa de necessidades que a atividade de urgência e emergência médica exige e a comunicação visual interna e externa são aplicadas, está na hora de entrar com o mobiliário. 

Em cada uma das bases operacionais da Medilar, proporcionar conforto para todos os profissionais, incluindo os médicos, é claro, é condição inegociável.

Assim, todas as áreas comuns e alojamentos são planejados minuciosamente.

“Nosso objetivo é proporcionar aos nossos colaborares ambientes que promovam bem-estar e segurança. Não pensamos apenas na questão estética, mas nos benefícios em relação a sua comodidade. Sempre penso: O que pode ser feito para que o trabalho no dia a dia seja melhor?”, explica Paula Martins.   

A padronização dos mobiliários foi amplamente estudada e cada peça foi “escolhida a dedo”.

“Ambientes leves, com mobiliários ergonomicamente adequados, que trazem tranquilidade e satisfação para realização de todas as nossas atividades diárias. Nosso resultado final sempre é melhor, com certeza”, diz Paula.

Um dos grandes diferenciais das bases operacionais do SOS Unimed/Medilar são os alojamentos – ambientes climatizados, com camas, armários e banheiros.

“Todos que cumprem escala/plantão, podem utilizar os leitos e suas dependências. Os alojamentos foram criados para acomodar a equipe em eventual momento de descanso, até que sejam acionados para um próximo chamado”, finaliza a gerente Administrativa.

Com mais de 23 anos de atuação no segmento da saúde, a Medilar viu ao longo dos anos sua marca se consolidar, muito em razão do trabalho de excelência e do planejamento estratégico levado à frente em cada nova parceria com as Unimeds.

E são os detalhes que fazem a diferença, pois permitem que o SOS Unimed (Atendimento Médico Pré-Hospitalar) seja executado com o mais alto grau de profissionalismo, confiabilidade e agilidade.

Share this post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: