Medlive é uma solução que facilita o contato médico-paciente, trazendo praticidade e inovação especialmente nas consultas de retorno.
É fato! Evoluir um pouco mais a cada dia faz parte de todos os processos que envolvem a nossa vida. Embora essa afirmação seja indiscutível do ponto de vista teórico, na prática, muitas vezes, não nos damos conta de tamanha obviedade e continuamos agarrados a velhos hábitos. Especialmente na área da saúde, quando a evolução traz agilidade, facilidade e bem-estar ao paciente, ignorar essa vantagem é negar a possibilidade de oferecer o melhor.
Agilidade e facilidade de atendimento. Recurso essencial nos tempos em que a pandemia nos obrigou a um severo isolamento social, a telemedicina é uma evolução indiscutível, especialmente quando pensamos nas consultas de retorno médico. Afinal, após o primeiro contato, o médico normalmente solicita a realização de exames e é no retorno que o diagnóstico e os procedimentos para a cura ou amenização dos sintomas são prescritos.
Mas, na prática, após a primeira consulta, muitas vezes o paciente sequer retorna, e isso pode causar seríssimos danos à sua saúde. A explicação do porquê isso acontece remete a inúmeros motivos, que vão desde a dificuldade de deslocamento ao consultório à falta de tempo e impossibilidade de se desvencilhar das atividades do dia a dia.
E é justamente aí que a evolução no relacionamento médico e paciente entra em jogo. Afinal, havendo uma ferramenta capaz de oferecer um retorno médico a distância que se mostre segura e confiável, obviamente, as vantagens recaem sobre todos os envolvidos.
Imagine um paciente que não pode agendar um retorno por problemas de locomoção ou mesmo distância? Ou casos de pessoas que não se sentem confortáveis em ter que se deslocar por longos minutos, enfrentar o trânsito, aguardar no consultório para só depois de todo esse ciclo, receber atendimento.
A verdade é que quando o médico atende a um paciente pela primeira vez ele cria um vínculo de confiança. Melhorando a experiência do paciente, ao eliminar as barreiras do trânsito, da distância e da espera no consultório, essa boa percepção cultivada na primeira consulta, só aumenta quando do retorno.
Economia e bem-estar. É fato que a teleconsulta economiza tempo e dinheiro, reduzindo consideravelmente a necessidade de deslocamentos. Isso representa mais satisfação e qualidade de vida para os pacientes, que se sentem respeitados, valorizados e bem atendidos.

“O MEDLIVE diminui consideravelmente a evasão de pacientes, pois, oferece a facilidade de um retorno médico prático, seguro, confiável e inteligente. A melhora da experiência do paciente é notável”
Dr. Marcelo Mattar, diretor presidente da Medilar
Desenvolvido para Unimeds. O MEDLIVE é um produto de telemedicina desenvolvido para o Sistema Unimed e por isso, adequa-se totalmente às necessidades da cooperativa.

“Foram quase 12 meses de desenvolvimento, envolvendo as equipes da empresa norte-americana ITeT, diretamente nos EUA, e em um segundo momento, os times da Medilar aqui no Brasil. Essa procura por inovação fez com que pudéssemos oferecer soluções diferenciadas e de alta qualidade às Unimeds, mirando nas necessidades específicas das cooperativas, cooperados e beneficiários”, comenta a Gerente Médica da Medilar, Dra. Marcela Mattar.
Segundo o Gerente de TI da Medilar, Ricardo André de Oliveira, além de o MEDLIVE possuir API para integração com o aplicativo Unimed e estar 100% de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com a Health Insurance Portability and Accountability (HIPAA), o produto oferece uma série de vantagens adicionais. “É possível a gravação de dados e voz, e nessa plataforma, o médico poderá fazer o controle total de sua agenda, realizar suas consultas efetivamente a qualquer hora e em qualquer lugar, além de salvar o histórico dos pacientes”, afirma.
Quais vantagens o Medlive proporciona às Unimeds?
- Produto desenvolvido nos EUA (empresa norte-americana ITeT) e no Brasil, com 100% de exclusividade para o sistema Unimed;
- Diminuir a sinistralidade nas unidades de atendimento;
- Agilizar o agendamento dos retornos médicos para análise de exames;
- Atender beneficiários com problemas de deslocamento;
- Blindar a concorrência;
- Retomar a produção médica;
- Simplicidade de uso da plataforma, por ser extremamente intuitiva;
- Poupar a Cooperativa de investimentos na construção de software específico;
- Fidelização e valorização da marca Unimed;
- Grande aliado para a retomada da área médica, visto que devido à pandemia – isolamento social – a população (incluindo beneficiários Unimed) acostumou-se a se dirigir a consultas e pronto-socorros só em casos extremos.
- Vantagem para o cooperado. Com esse novo recurso de Telemedicina, o médico cooperado pode trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora.