Telemedicina

De simples tendência à grande realidade: a consolidação da telemedicina no Brasil

De simples tendência à grande realidade: a consolidação da telemedicina no Brasil

Atenta às novas demandas do mercado, Medilar oferece o produto MEDLIVE, um software de teleconsulta construído para atender exclusivamente ao Sistema Unimed.

Se há cerca de cinco anos, alguém te perguntasse se você conhece alguém que já foi atendido por meio de uma teleconsulta, muito possivelmente, a sua resposta seria não. Mas, com o choque causado pela pandemia do coronavírus, muita coisa mudou, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ir a clínicas e a hospitais se tornou uma atitude extremamente arriscada, em razão da possibilidade de contaminação, e, isso fez com que as consultas a distância se tornassem uma realidade bastante normal e aclamada pela sociedade.

Para se ter uma ideia do quanto a telemedicina passou a se tornar algo prioritário para a população, entre 2020 e 2021, cerca de 7,5 milhões de teleconsultas foram realizadas, envolvendo mais de 50 mil médicos. Os números revelam ainda que 87% dos atendimentos se deram na chamada “primeira consulta”.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, o índice de resolutividade dos atendimentos nas teleconsultas de pronto atendimento foi de altíssimos 91%, ou seja, os pacientes tiveram as suas queixas resolvidas e não precisaram recorrer ao pronto-socorro em um segundo momento. A organização estima ainda que aproximadamente 75 mil vidas tenham sido salvas no Brasil, a partir das teleconsultas.

Dados de uma operadora de saúde indicam outro número expressivo: mais de 4 mil pacientes, diariamente, optaram pelas teleconsultas, em 2021.

Que houve uma explosão de solicitações de atendimentos por meio da teleconsulta, isso é fato incontestável. A questão mais importante a ser colocada agora é como as Unimeds vão dar vazão a essa nova demanda do público?

Desenvolvido nos Estados Unidos pela empresa norte-americana ITeT em parceria com a Medilar, o produto MEDLIVE é um software de teleconsulta que agrega importantes funcionalidades.Tudo para beneficiar os pacientes atendidos a distância, e, ao mesmo tempo, fornecer ao médico a ferramenta adequada para a boa execução do seu atendimento.

“Todos os números mostram, sem exceção, que a Telemedicina chegou para ficar no Brasil, o que é uma excelente notícia para as operadoras de saúde e também para os pacientes. Mas, as Singulares precisam estar prontas para atender a esse novo desafio, por isso, o produto MEDLIVE é tão importante, já que foi construído por profissionais que há décadas trabalham na área da saúde. Além disso, o produto é direcionado exclusivamente para o Sistema Unimed”, comenta o Diretor Presidente da Medilar, Dr. Marcelo Mattar.

Estudo enfatiza o crescimento da telemedicina em nível global

Se você achou que os números do aumento das consultas a distância no Brasil foi alto, prepare-se! A perspectiva global é tão impressionante quanto. Conforme estudos da empresa britânica de pesquisas Juniper Research, o número de teleconsultas em nível global chegará a incríveis 765 milhões em 2025.

O relatório “Telemedicina: Tecnologias Emergentes, Prontidão Regional e Previsões de Mercado 2021-2025” também reconheceu que as tecnologias de telemedicina são capazes de proporcionar economias de custo significativas para os provedores de saúde, em razão de sua capacidade de agilizar as tarefas administrativas e voltadas para o paciente. Esse montante chegaria a mais de US$ 21 bilhões em 2025, também em nível global.

Diferenciais que fazem do MEDLIVE a melhor ferramenta do segmento

Desenvolvido por quem mais entende de Telemedicina, ou seja, por médicos, o MEDLIVE passou por um longo período de desenvolvimento, antes de se tornar um produto que é ofertado exclusivamente as Unimeds. A plataforma passou por um período de mais de 12 meses de maturação, sob as mãos dos profissionais da empresa norte-americana ITeT, que a desenvolveu em parceria com a Medilar.

Com o MEDLIVE, o beneficiário Unimed pode obter atendimento 24 horas por dia – mediante agendamentos na plataforma – e em qualquer especialidade médica. Além disso, a Unimed pode escolher até mesmo se os médicos que realizarão a teleconsulta serão cooperados do corpo clínico da Unimed Contratante ou da Medilar, de acordo com a necessidade e preferência da Singular.

O produto também oferece uma série de vantagens adicionais, como:

• Armazenamento de dados e voz em nuvem sem custo adicional.
• Use para agendar e gravar consultas, anexar exames, acessar prescrições e armazenar laudos em nuvem.
• Totalmente integrado ao aplicativo da Unimed.
• Economia, pois você não precisa investir na construção e manutenção de um software específico.
• Histórico do paciente registrado na plataforma.
• Parceria com MEMED.
• Conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
• Certificação Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA).
• Software completo que congrega tudo o que o médico e o paciente precisam para uma boa teleconsulta.
• Plataforma de fácil utilização (intuitiva).
• Cadastro fácil e rápido para os seus médicos.
• Acesso fácil e simplificado para os seus beneficiários.

Share this post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Verified by MonsterInsights