Objetivo é melhorar de forma contínua o desempenho geral dos profissionais e dos procedimentos, promovendo a entrega de produtos e serviços cada vez melhores.

Condição indispensável para o sucesso e a sobrevivência de qualquer empresa, a qualidade (dos produtos ou serviços) é sem dúvida, o principal fator de encantamento para os clientes, especialmente em um segmento em que a vida é o “bem” a ser salvo. Sempre atenta a essa e a todas as outras peculiaridades da área da saúde, há mais de três anos, a Medilar montou o seu Departamento de Qualidade, com vistas a proporcionar cada vez mais satisfação às Unimeds, além de promover melhorias contínuas em todos os processos internos da companhia.

“A área de Gestão da Qualidade é responsável por garantir a total legalização operacional, padronização de processos, pesquisa e desenvolvimento de novos métodos, promoção de educação continuada, condução de comitês, desenvolvimento de ferramentas de gestão, como indicadores, índices e painéis”.

Kleber Luciano Maria,
Diretor Operacional da Medilar

Segundo o Diretor Operacional da Medilar, Kleber Luciano Maria, a área da Qualidade tem hoje uma série de atribuições essenciais, que facilitam e aprimoram os processos da empresa, trazendo claros benefícios às operações. “Garantimos a total legalização operacional das bases, a padronização de procedimentos, a pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos, promoção de educação continuada, condução de comitês, desenvolvimento de ferramentas de gestão, como indicadores, índices e painéis”, esclarece.

Um dos destaques desse departamento é a promoção da educação continuada, destinada aos profissionais da empresa. Por meio dessa iniciativa, médicos, times de enfermagem, técnicos de regulação médica e socorristas passam por constantes programas de reciclagens, o que permite a atualização dos conhecimentos.

A empresa conta com uma plataforma totalmente online e disponibilizada para os colaboradores que atuam na linha de frente dos atendimentos, fornecendo vídeos e conteúdos teóricos e práticos. Só em 2022, a Medilar já forneceu quase 3 mil horas de treinamentos para todas as bases operacionais, com uma média de aplicação de 2 a 3 treinamentos por mês.

“A Qualidade se tornou o braço direito da nossa operação, facilitando as gerências operacionais na criação de relatórios e avaliação dos números operacionais, equipes, atendimentos, etc”

José Wellington da Costa,
Coordenador de Qualidade da Medilar

Excelência em qualidade

Em uma operação altamente complexa e diversificada, e que principalmente, lida com a vida das pessoas diariamente, contar com um departamento de qualidade é vital “Ao final de todo este trabalho, os beneficiários podem contar com um atendimento totalmente profissionalizado, seguro, eficaz e de muita qualidade em todas as suas etapas, em diversas frentes como orientações médicas por telefone, atendimento médico de emergência, transportes eletivos, cuidados em atendimento domiciliar, etc”, comenta o Diretor Operacional da Medilar.

Mas, as vantagens são percebidas não somente pelos beneficiários, como também pelas Unimeds clientes da Medilar. “As Singulares contam com um suporte adicional ao processo de certificação, além de dados e informações estratégicas customizados para a demanda de cada cliente”, exemplifica Kleber.

Para o Coordenador de Qualidade da Medilar, José Wellington da Costa, além de garantir a padronização dos processos em todas as bases, a área tem como foco a garantia de uma operação segura, efetiva e de excelência nos produtos SOS Unimed e Home Care. “A Qualidade se tornou o braço direito da nossa operação, facilitando as gerências operacionais na criação de relatórios e avaliação dos números operacionais, equipes, atendimentos, etc. Além disso, trouxe vários benefícios às equipes de linha de frente, preparando-os para todos os tipos de atendimento a serem realizados, e apoio na criação de protocolos”, esclarece.

Ainda segundo Costa, a parte burocrática das bases operacionais também é suportada pela área. “Acompanhamos em tempo real todas as documentações legais obrigatórias necessárias para o nosso segmento, apoiando as emissões e renovações sempre que houver necessidade”, finaliza.

Share this post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: